segunda-feira, 18 de novembro de 2013


 “CIDADANIA, RELIGIOSIDADE E POLÍTICA CAMINHAM JUNTAS”

Eu tento, mas não consigo...
      Falar de direitos humanos sem fazer referências a um cidadão que foi eleito para representar e defender os direitos do povo e, no entanto, usa o poder de presidente de uma comissão para debater contra uma parcela da sociedade e denegrir a imagem de parte do povo que o elegeu.
      Eu não consigo...
Falar de educação sem me lembrar de crianças que moram na zona rural e ficam no prejuízo quanto ao desempenho escolar devido à falta de condução ou de estradas decentes que possam levá-las às escolas da área urbana a fim de que tenham as mesmas possibilidades de aprendizado das que moram na zona urbana da cidade.
Eu gostaria de falar sobre saúde sem me referir à falta de médicos, de medicamentos e ambulâncias para os que moram no interior do País ou, da disputa do “par ou ímpar” para decidir quem deve viver ou morrer nos grandes hospitais, usando para este joguinho o critério sórdido de quem é cliente particular ou do SUS. No entanto, não consigo, pois a condição de cristão e o poder de indignação não me permitem.
Como seria bom eu, como um bom cristão, abrir a bíblia e fazer diversas citações sem me referir aos que se encontram desempregados por culpa da diferença social e da falta de infra-estrutura numa nação que tem de tudo e parece se esforçar ao extremo para desperdiçar tudo o que tem. Falar da fome no país e no mundo sem citar a corrupção que começa no próprio sistema eleitoral e, com raras exceções, se espalha pela administração pública. Entretanto, não posso fazer isso, porque é impossível falar das coisas de Deus sem falar nos direitos do homem. As igrejas e as religiões nos levam a isso por saberem que Deus não criou o homem para viver triste, humilhado e oprimido, mas para ter vida plena e abundante. 
De fato, como cristão autêntico e bom cidadão, eu jamais poderei falar de cidadania e religiosidade com meu próximo sem falar de política, pois tudo isso caminha junto e de maneira consistente na construção do reino de Deus e da história da humanidade.
(Toninho Portes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário