quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VILA NOVA, O LIVRO!

                                                            VILA NOVA, O LIVRO!

FRIO INTERIOR

OTREM DA VIDA

DINHEIRO E AMIZADE CAMINHAM JUNTOS?

Não há como negar...
            Dinheiro é muito bom na vida da gente, no entanto, uma amizade boa, sólida e sincera é muito mais importante.
            Então, porque percebemos com freqüência, que dinheiro e amizade têm dificuldades para caminharem juntos?
            É claro como água que quanto mais a pessoa se aproxima do dinheiro se afasta dos amigos. Ou só eu percebo isso?
            Talvez seja porque, ao fazermos muitos e bons amigos tenhamos que dispensar boa parte do nosso tempo aos abraços, apertos de mão, tapinhas despretensiosos nas costas, alguns dedinhos de prosa a fim de colocar a conversa em dia e... Tempo é dinheiro!
            Não é raro e fica muito fácil percebermos que uma pessoa que começa a “se dar bem” na vida, geralmente se distancia dos amigos que o cercam, inclusive daqueles que o ajudaram a chegar ao ponto de engordar sua conta bancária. Lógico que isto não é bom para quem faz mais dinheiro e muito menos para os que o cercavam e agora o vêem ficar cada vez mais invisível nas rodas de amigos.
            Como lidar ou reverter situações desse tipo?
            É difícil, pois sabemos de cor e salteado que a pessoa que faz muito dinheiro tem poucos amigos (sinceros, é claro!) e as pessoas que cultivam muitas e boas amizades tem pouco tempo de ganhar dinheiro.
            Teríamos um jeito de, pelo menos, equilibrar uma situação dessas?
            Também é muito difícil, pois sempre existirão os que pensam que para crescerem na vida têm que obrigatoriamente se afastarem dos “perdedores” que jogam muito tempo fora com conversas, apertos de mãos e outras bobagens que só levam a perder tempo e dinheiro. Sem contar que, com a escassez de capital no mercado, “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
            Entretanto, não seria nada mal se essas pessoas lembrassem Confúcio, o velho sábio chinês, que em suas citações disse: “Quando uma pessoa cresce é saudável e de bom tom que ela faça crescer quem está a sua volta, pois ninguém consegue crescer sozinho. O ideal é que a comunidade cresça como um todo”.
            Palmas para o sábio! Como seria bom termos uma boa conta bancária sem nos esquecermos dos amigos ou, melhor dizendo, ter muitos e bons amigos com dinheiro no bolso.
            Dia desses, quem sabe? No momento, as perspectivas não são tão favoráveis a esse respeito.
(Toninho Portes)